Associação de Artitas e Artesões Arte Nossa

Finalmente em 05 de julho de 2001, a Arte Nossa - Associação dos Artistas e Artesões de Agrolândia foi formalizada. Com um grande propósito, o de resgatar e incentivar a arte e o artesanato locais

Propriedade do Sr° Orlando Zwicker
Propriedade do Sr° Orlando Zwicker

Há muito já se falava dos maravilhosos trabalhos artesanais e coloniais de Agrolândia. Durante as festas do Município, por vários anos, os Clubes de Mães comercializavam bordados, crochês, arranjos florais, velas artesanais, entre outros.
Encantadas com a beleza e diversidade desta arte, algumas pessoas passaram a trabalhar para que se criasse uma organização social voltada para a divulgação e valorização do artesanato.
Iniciativas como o Projeto Vitrine de Arte, realizado pelo COMTUR - Conselho Municipal de Turismo, e a Loja Katyva, durante os anos 2000 e 2001 e a Primeira Conferência Municipal de Artesanato, em abril de 2001, foram aos poucos alimentando a motivação para a criação de uma organização formal.
Passou-se então a trabalhar de forma mais específica a questão organizacional, a documentação, objetivos, implantação, etc.
Finalmente em 05 de julho de 2001, a Arte Nossa - Associação dos Artistas e Artesões de Agrolândia foi formalizada. Com um grande propósito, o de resgatar e incentivar a arte e o artesanato locais, promover sua valorização, aperfeiçoar suas técnicas, desenvolver novos trabalhos e trazer uma alternativa de renda para as famílias.
Muita história foi escrita, com a promoção de Feiras, Cursos e viagens técnicas. Seus produtos estiveram em Mostras de Arte em toda Região, em Florianópolis, São Paulo e também na Alemanha.

Para algumas famílias a venda de Artesanato é uma importante alternativa de renda. Para outras o Artesanato devolveu autoestima, confiança e vontade de crescer. Para muitas outras, trouxe alegria, terapia, novas amizades e apoio em tratamentos de depressão. A Arte Nossa, como apoio da Prefeitura, não apenas comercializa artesanato, mas resgata e valoriza o talento de nossa gente, esperando de alguma forma contribuir para o desenvolvimento do ser humano enquanto cidadão, e da cidade, como polo da Arte. Em cada peça de artesanato, existe a cultura, o talento, a sensibilidade e a força de trabalho de um ser humano.
Sejam sempre bem vindos a Arte Nossa, associem-se, visitem, conheçam e divulguem este espaço que é de todos, afinal de contas a Arte é Nossa.

Saiba mais:

A propriedade é do Sr° Orlando Zwicker, os antigos donos eram Leopoldo Zwicker e Alfonso Zwicker, foi construida em 1947, quando a mesma foi construida existia um belo jardim a sua volta, com o crescimento da cidade, as calçadas e o asfalto tomaram conta. O imóvel passou por sua primeira reforma em 1983, onde recebeu telhas novas e também pintura, já em 2000 foram feitas as vitrines e passa a ser locado para salas comerciais.

Agrolândia, minha terra meu amor!